HTML (HyperText Markup Language) ou em português Linguagem de Formatação de Hipertexto. Trata-se de uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Internet. De modo geral são documentos de texto escritos em códigos que podem ser interpretados pelos browsers para exibir as páginas na web.
A linguagem HTML possui algumas regras de sintaxe que devemos seguir para obter o resultado desejado.
Todo documento HTML apresenta elementos entre parênteses angulares (<ELEMENTOS>), esses elementos são as etiquetas da linguagem HTML, que são os comandos de formatação da linguagem. As etiquetas, tags ou diretivas, tem sua correspondente etiqueta de fechamento (<ETIQUETA> ... </ETIQUETA>). Isto é nescessário porque as tags servem para definir a formatação de uma porção de texto, e assim marca-se onde começa e onde termina o texto com formatação especificada por ela. Alguns tags são chamados "vazios" ou unidirecionais, pois não marcam uma região de texto, apenas inserem alguma coisa no documento. As etiquetas serão escritas em maiúsculas apenas para facilitar a visualização, pois você pode misturar ou colocar tudo minúsculo que é igualmente aceito pelos Browsers.
As páginas desenvolvidas em HTML são arquivos simples e podem ser lidos e confeccionados em qualquer editor de texto (Microsoft Word, Word Pad, Edit do DOS, NotePad). Depois de editar os códigos e textos é só gravar o arquivo mudando a extenção (ex.: .txt) para .html ou .htm.
A diferença entre .htm e .html é que o .html é mais novo e são comandos melhores aceitos e .htm é como se iniciou o html mais não mudou praticamente nada. Tanto faz você salvar em qualquer uma das duas.
Então, basicamente, os arquivos HTML possuem dois componentes:
- O texto propriamente dito;
- As tags que indicarão os elementos de página:
- Estrutura;
- Formatação;
- Vínculos a outras páginas.