Oi gente! Hoje não vou falar sobre moda e sim sobre carnaval, nesta sexta-feira (04/03/11) e neste sábado (05/03/11) as 14 escolas de samba do Grupo Especial do carnaval de São Paulo desfilaram no Sambódromo do Anhembi.
1º dia de desfile:
A primeira escola a entrar na avenida foi a Unidos do Peruche com o enredo: "Abram-se as cortinas! O espetáculo vai começar. 100 anos de Theatro Municipal de São Paulo. A Peruche vai contar".
A chuva que complicou a chegada dos foliões ao Anhembi deu uma trégua para a primeira escola do carnaval de São Paulo na noite desta sexta-feira (5). Sem os imprevistos do clima, a Unidos do Peruche tentou fazer um desfile tradicional em busca da permanência entre as escolas da elite, mas precisou se esforçar para driblar problemas mecânicos no abre-alas e no terceiro carro.
A Tom Maior foi a segunda escola a entrar na avenida com o enredo: " Salve Salve São Bernardo, Pedaço do meu Brasil - Terra Mãe dos Paulistas"
Na homenagem feita pela Tom Maior à cidade de São Bernardo do Campo, localizada na região do ABC paulista, a maior ausência foi a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O morador ilustre foi convidado para participar como destaque, mas decidiu não ir para a avenida. A escola entrou na passarela à 1h14 e encerrou o desfile às 2h15, dentro do tempo regulamentar.
Com o enredo "Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo – capital do Nordeste", a Acadêmicos do Tucuruvi, terceira escola a desfilar na madrugada deste sábado (5), prestou homenagem aos milhares de nordestinos que vivem em São Paulo. Antes de começarem a desfilar, o Mestre de bateria discursou contra preconceito
Já a Rosas de Ouro, que foi a quarta escola a desfilar, apostou na sote para tentar manter o título de 2010. Com a experiência de quem está entre as grandes do carnaval paulistano, a agremiação apresentou fantasias bem acabadas, alegorias coloridas e um enredo com potencial para cativar o público: ''Abre-te Sésamo, a senha da sorte''.
Com o enredo "Uma ideia de gênio", a Mancha Verde contou a história de inventores, artistas e cientistas que mudaram a humanidade, a escola foi a quinta escola a entrar no Anhembi. Os gênios da humanidade vieram representados já na comissão de frente com integrantes vestidos de Albert Einstein, Santos Dumont, Heitor Villa-Lobos, Beethoven e Shakespeare.
Com o enredo ''A música venceu" a Vai-Vai, sexta escola a desfilar contou a história de superação do ex-pianista João Carlos Martins que se tornou maestro após perder o movimento das mãos. Com 71 anos, o maestro desfilou de pé, "regendo" a bateria da Vai-Vai.
Fechando o primeiro dia de desfile, a Pérola Negra foi com o enredo ''Abraão, o Patriarca da fé". A escola entrou na avenida com fantasias mais comportadas e pouca nudez, por defender um enredo enraizado nas doutrinas do cristianismo, judaísmo e islamismo.
2º dia de desfile:
Com o enredo, "Salis Sapientae – Uma História do Mundo!", a Nenê da Vila Matilde abriu o segundo dia de desfiles do carnaval de São Paulo com a história do sal. Apesar de um desfile simples, a escola fechou a apresentação dentro do tempo regulamentar e passou pela avenida muito aplaudida. Além de contar a história do sal, eles também homenagearam Alberto Alves da Silva, o Seu Nenê, fundador da escola que morreu em outubro do ano passado aos 89 anos.
Segunda escola a passar pelo Anhembi no segundo dia de carnaval de São Paulo, a Águia de Ouro contou a história do fogo com o enredo ''Com todo gás a Águia de Ouro é fogo''. Para transmitir o calor do fogo ao público, o carro tinha som e foi equipado com telões de LED de 46 polegadas. Instalados nas laterais, eles exibiram cenas de chamas e labaredas. No mesmo carro, uma equipe de especialistas operou um vulcão de 12 metros que lançou labaredas no sambódromo.
Segundo lugar no carnaval de 2010, a Mocidade Alegre, terceira escola a desfilar neste segundo dia de carnaval levou para a avenida magia e ilusão com o enredo "Carrossel de Ilusões". Uma das atrações mais aguardadas do desfile, o quarto carro alegórico, que apresentaria um grande cinema 3D, teve problemas e não conseguiu se apresentar.
Quarta escola a desfilar, a Unidos de vila Maria com o enredo "Teatro Amazonas, Manaus em cena" apresentou a trajetória da casa de espetáculos de mais de 110 anos, ícone da cidade de Manaus, que foi construída por empresários europeus com o dinheiro da borracha. Um dos destaques foi Larissa Riquelme, musa da Copa do Mundo de 2010, que fez sua estréia no carnaval de São Paulo.
Com o enredo "De eterna criança a embaixador da esperança...Renato Aragão, Didi Trapalhão!", a X-9 Paulistana, quinta escola a entar na avenida contou a história do humorista Renato Aragão, o Didi. O homenageado desfilou no último carro. A alegoria lembrou o dia em que Renato Aragão subiu na escultura do Cristo Redentor, muitos amigos e familiares dele também participaram do desfile.
A Gaviões da Fiel, sexta escola a passar pelo Anhembi, contou a história de Dubai, uma cidade dos Emirados Árabes, com o enredo "Do mar das pérolas e das areias do deserto à cidade do futuro. Dubai, o sonho do Rei Maktoum". Os pontos turísticos de Dubai e as maravilhas da engenharia e da arquitetura da cidade também fizeram parte do desfile da escola.
Fechando o segundo e último dia de desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval de São Paulo, estava a Império de Casa Verde, que com o enredo "Samba sabor cerveja, admirada há milênios. A nova sensação nacional!" levou para a avenida a história da cerveja, bebida que surgiu no Egito Antigo.
E a campeã do carnaval de São Paulo é: Vai-Vai
O segundo lugar ficou com a Acadêmicos do Tucuruvi
E o terceiro com a Unidos de Vila Maria
Infelizmente, as 2 escolas com menor nota caem para o Grupo de Acesso, e em 2011 essas escolas foram: Unidos do Peruche e Nenê de Vila Matilde. Mas enquanto alguns ficam tristes por causa das escolas que caíram, outros ficam muito felizes por aquelas que subiram, e esse ano do Grupo de Acesso subiu a Dragões da Real e a Camisa Verde e Branco.
E aí, gostaram do resultado? Comentem.
Beijos. Thau.
Carnaval - Desfile das escolas de samba do grupo especial de São Paulo
18:47 |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário