Não há inverno que resista a uma bota quentinha. Nesta temporada, elas vêm extremas: ora mínimas, com canos curtinhos, na altura do tornozelo (ankle boots), ora máximas, em versões compridas, com canos acima dos joelhos (knee boots ou power boots). Isso mesmo: a maxibota é aquele calçado poderoso imortalizado por Julia Roberts em "Uma Linda Mulher", de 1990, um estilo que já conquistou as europeias no inverno passado e agora começa a ganhar força por aqui.
O tamanho dos saltos é variado, assim como a escolha de materiais. "Estão fora só os modelos tipo astronauta, com o solado muito grosso", decreta a consultora de moda Milla Mathias. Para não fazer feio, ela explica com que roupa usar cada tipo de bota. "As ankle boots ficam bem com vestidos e saias acima dos joelhos, pelo menos quatro dedos. As knee boots são mais sexy e para isso a roupa precisa acompanhar a mesma linha. Saias, vestidos, casacos e shorts precisam terminar no meio das coxas com esse tipo de bota", diz. Outra opção é usá-las com leggings colocadas por dentro da bota.
Para as maxibotas, a dica é fazer com que a peça apareça por inteiro. As de montaria são mais casuais e o indicado é usá-las com calças do tipo skinny, por dentro do cano, explica a consultora de moda e estilo Bia Kawasaki. "O mais importante é não deixar que se forme uma sanfona na calça."
Com as botas do tipo cowboy, a consultora recomenda dar preferência para as calças que cubram todo o calçado. "Apesar disso, algumas artistas de Hollywood insistem em usá-las com shorts e saias curtas. Minha dica é: deixe o bom senso e o espelho decidirem por você", sugere.
Sobre a ponta do calçado, a preferida de Milla é a que tem formato redondo. "Para quem tem pernas finas e compridas, por exemplo, essas botas ficam muito bem com vestidos e saias de estilo mais soltinho", resume.
Bia também aposta nas botas com bico triangular, com salto altíssimo e plataforma do tipo meia-pata na parte da frente.
Com calças retas, prefira botas de cano mais curto, usadas por dentro, de modo que não sobre tecido no peito do pé. Já com as calças boyfriend, opte pelo acessório de cano longo e não deixe a perna à mostra.
Vale ressaltar que as botas são calçados específicos para o inverno. "O tecido das roupas deve ser condizente com a temperatura. Aposte em tecidos mais encorpados, evite malhas finas e tecidos muito fluidos ou molengos", ensina Bia.
Milla Mathias dá quatro dicas para adequar cada tipo físico aos modelos de bota:
1. Magrinhas: opte por cano alto, desde que não seja muito larga para a perna não ficar balançando dentro do calçado. Evite os modelos ankle boots, principalmente se eles tiverem o bico fino, já que este tipo de bota deixará as pernas ainda mais finas
2. Gordinhas: os modelos de cano alto com elastano são as melhores opções. Evite as de cano baixo, no meio da canela, e também as ankle boots
3. Pernas muito longas: se a pessoa for magra, pode optar por botas que sejam possíveis de se usar por fora da calça, em cor contrastante a ela, para criar uma linha horizontal e ‘cortar’ a silhueta da perna ao meio. É indicado evitar o bico fino e o salto muito alto
4. Pernas muito curtas: escolha bicos mais afunilados e modelos de botas sempre da mesma cor da calça ou da meia-calça
Texto: www.abril.com.br
0 comentários:
Postar um comentário